No mundo dos negócios, neste caso especificamente no mundo imobiliário e de intermediação de crédito, uma das maiores verdades é que “tempo é dinheiro”.
Quanto mais eficientemente gerimos o nosso tempo, mais produtivos somos e melhores resultados alcançamos. Esta realidade é especialmente evidente para ti que és um broker imobiliário, intermediário de crédito ou líder de equipa, que operas num ambiente competitivo onde cada minuto conta.
Caso ainda não faças parte da minha comunidade no facebook, convido-te a aderires porque partilhamos muito conteúdo exclusivo com todos os membros. E uma das dificuldades iniciais que os membros comentaram com a minha equipa, foi a gestão do tempo.
Por isso, neste artigo vou partilhar contigo uma ferramenta única que se ainda não usas, vais passar a depender dela: a Agenda superprodutiva.
1. Não tens equilíbrio entre a tua vida pessoal e profissional?
Se não tens equilíbrio entre a tua vida pessoal e profissional ou andas sempre atarefado com o trabalho e todos os dias chegas à (falsa) conclusão de que não tens tempo para tudo, tens de ler este artigo até ao fim. Isto são crenças limitadoras que estão a influenciar negativamente a forma como lideras e como a tua equipa se comporta. A estratégia fundamental para gerires o tempo de forma eficaz, é entenderes o seu verdadeiro valor. Quantas vezes perdes tempo em tarefas que não adicionam valor significativo ao negócio ou que poderiam ser delegadas a outros?
Sugestão:
- Avalia as tarefas diárias: Faz uma revisão crítica das tuas tarefas diárias e identifica quais atividades geram mais valor para o teu negócio e quais é que podes delegar.
A ferramenta que usamos no método do sprint de alta performance para ganhar foco e disciplina chama-se Agenda superprodutiva. Os princípios orientadores desta agenda são:
- Definir as atividades principais (ligadas à faturação)
- Divisão do tempo disponível em blocos de tempo
- Alocar 80% do tempo às atividades principais
- Começar o dia sempre com a atividade mais difícil
- Definir objetivos semanais, alinhados aos trimestrais
- Definir objetivos diários, alinhados aos semanais
2. Caíste na armadilha: fazes tudo sozinho na tua empresa…
Uma das armadilhas comuns em que muitos líderes caem é a tentativa de fazer tudo sozinhos. A delegação eficaz é essencial para gerir melhor o tempo e garantir que te concentras nas tarefas que realmente importam. Como eu sempre digo, a autonomia é um dos pilares para construir equipas produtivas e de alta performance.
Sugestão:
- Confia na equipa: Investe tempo em treinar a tua equipa e depois dá-lhes a autonomia para assumir responsabilidades. A confiança é fundamental para uma delegação eficaz.
5. Tu cometes este erro: A tua atenção está em muitas tarefas em vez de te focares numa de cada vez…
Embora muitos acreditam que multitarefas é uma forma eficaz de gerir o tempo, a realidade é que esta prática geralmente diminui a produtividade e a qualidade do trabalho. Focar em uma tarefa de cada vez permite um trabalho mais profundo e de maior qualidade, além de reduzir o desgaste mental.
Sugestão:
- Bloqueia tempos de trabalho : Reserva blocos de tempo no teu calendário para te concentrares em tarefas específicas sem interrupções.
- Minimiza as distrações: Reduz distrações, como notificações de e-mail e redes sociais, durante os períodos de trabalho focado.
Gerir o tempo de forma eficaz é fundamental para multiplicar os resultados e alcançar o sucesso no competitivo mundo dos negócios. Começa por entender o verdadeiro valor do tempo. Como? Ao priorizar tarefas, delegar de forma eficaz ,usar a Agenda Superprodutiva e eliminar distrações como notificações de redes sociais.
Aplica estas estratégias e vê como a tua produtividade e resultados irão melhorar significativamente.