Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the templately domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /data/sites/web/raulgomespt/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-addons-for-elementor-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /data/sites/web/raulgomespt/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /data/sites/web/raulgomespt/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /data/sites/web/raulgomespt/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Alavanca o teu negócio com um propósito claro - Raul Gomes

ACELERADOR: o modelo de negócio de sucesso.

Alavanca o teu negócio com um propósito claro

O propósito de uma empresa vai além do lucro, alinhando decisões estratégicas e motivando colaboradores. Para defini-lo, é preciso refletir sobre valores, impacto desejado, e conectá-lo às metas do negócio. Inspirar a equipa requer liderar pelo exemplo e incorporar o propósito na cultura empresarial.

Sabes qual é um dos fatores que diferencia as empresas de sucesso? É a clareza do seu propósito. É ou não é verdade que definir um propósito claro, não só orienta as decisões estratégicas, mas também inspira e motiva a equipa a dar o seu melhor todos os dias?

Infelizmente, muitos líderes negligenciam a importância de um propósito bem definido porque acreditam que o foco deve estar apenas em metas financeiras. E é por isso que neste artigo, eu vou explorar como deves definir um propósito claro para a tua empresa e, consequentemente, inspirar a tua equipa a alcançar o sucesso.

Na Raul Gomes Lda, por exemplo, o propósito é criar mais riqueza e impacto para os empresários. Todos os colaboradores trabalham em função desse propósito, sabendo que estão a contribuir para algo maior.

O Que é um Propósito Claro?

O propósito de uma empresa é a razão fundamental pela qual ela existe, para além do objetivo de lucrar. E é importante porque ajuda a alinhar todas as decisões estratégicas da empresa e garante que estão todos a trabalhar para um objetivo comum. Na tua equipa de vendas ou de intermediação de crédito, todos os colaboradores têm de saber que estão a realizar determinada função em detrimento de algo que partilham com a empresa, neste caso a missão ou propósito.

Dou-vos um exemplo muito prático: a missão da minha empresa Raul Gomes Lda é criar mais riqueza e impacto aos empresários (que participam nos meus programas ou que assistem às minhas palestras ou todos os outros brokers que abordam a nossa equipa diariamente em busca de soluções práticas). E todos os meus colaboradores trabalham em função deste propósito, sabendo que estão a fazer algo muito maior do que eles. Para além disso, eu noto que a minha equipa ao entender e acreditar no propósito da empresa, está muito mais motivada e é altamente produtiva.

Como é que defines um propósito claro? Aqui tens os passos.

a) Reflete sobre os valores fundamentais da empresa

O primeiro passo para definir um propósito claro é refletir sobre os valores fundamentais da empresa. Quais são os princípios que guiam a tua empresa? O que é realmente importante para ti e para os teus colaboradores? Os valores são a base de um propósito claro e devem ser autênticos e refletir a cultura da empresa.

b) Identifica o impacto desejado

Pensa no impacto que desejas ter no mercado, na comunidade ou até mesmo no mundo. Como queres que a tua empresa seja lembrada? Um propósito claro deve focar-se no impacto positivo que a empresa deseja criar, tanto para os clientes quanto para a sociedade em geral.

c) Conecta o propósito com as metas de negócio

Embora o propósito vá além do lucro, ele deve estar alinhado com as metas de negócio da empresa. Considera como é que o propósito da tua empresa pode ajudar a impulsionar o crescimento a longo prazo.

d) Incorpora o propósito na cultura da empresa

Um propósito claro deve ser incorporado na cultura da empresa e refletido em todas as suas atividades. Desde o processo de recrutamento até o desenvolvimento de produtos e serviços, o propósito deve guiar as decisões e ações da empresa. Há algo que eu quero sublinhar aqui muito importante: um propósito claro atrai colaboradores que partilham os mesmos valores, o que melhora a atração e retenção de talentos.

3. Como inspirar a tua equipa com um propósito claro?

Já definiste o propósito da tua empresa? O próximo passo é inspirares a tua equipa a adotá-lo e a trabalhar de acordo com ele. Para garantires que o propósito da empresa se torna uma fonte de inspiração para todos os teus colaboradores, LIDERA PELO EXEMPLO.

Gostou do artigo? Partilhe nas redes sociais.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O teu novo futuro começa agora!

Subscreve a nossa newsletter para teres acesso exclusivo a métodos, que te vão  ajudar a ser uma referência enquanto líder.

Você está inscrito! Você já está inscrito em nossa newsletter!

Informações

Política de Privacidade

Livro de reclamações

RGPD