Ser líder hoje em dia de uma equipa é muito mais desafiante do que era há 20 anos atrás.
Manter uma equipa motivada a longo prazo é um dos maiores desafios para qualquer líder. A chave para a motivação ilimitada não está apenas em oferecer incentivos financeiros ou reconhecimento esporádico. Em vez disso, a verdadeira motivação vem de dentro, e como líder, é tua responsabilidade ajudar cada membro da tua equipa a encontrar esse impulso interno.
E este artigo serve como um guia que podes usar para teres sempre em mente, por onde deves começar para motivar a tua equipa.
Como manter a tua equipa motivada a longo prazo?
Com base nas estratégias que desenvolvo no meu trabalho, quero partilhar contigo os cinco pontos fundamentais que formam a base da motivação ilimitada: Propósito, Maestria, Paixão, Curiosidade e Autonomia.
1.Propósito
É fundamental ter um propósito. No meu caso, o meu propósito é ajudar os empresários a criarem ainda mais riqueza e impacto na sociedade. E o teu? Já o tens bem definido?
2.Maestria
Maestria é o desejo de melhorar continuamente e alcançar a excelência em algo. Para muitos, a busca pela maestria é uma fonte profunda de motivação. No meu caso, a maestria traduz-se na criação do melhor programa de coaching para empresários. Essa busca contínua pela excelência é o que me mantém a crescer e a aprender constantemente.
3.Paixão
Paixão é o que nos impulsiona a fazer o que amamos com entusiasmo e energia. É o que faz com que os desafios pareçam oportunidades. A minha paixão pelo serviço e pelo crescimento pessoal é o que me faz encarar cada dia com entusiasmo e vontade de fazer a diferença.
4.Curiosidade
És curioso/a? Então sabes que é a curiosidade que nos mantém a procurar maneiras melhores de fazer as coisas e a encontrar soluções inovadoras para problemas. No meu trabalho, a curiosidade pela ciência do crescimento do negócio é o que me leva a continuar a aprender. E tu, enquanto broker imobiliário ou intermediário de crédito ou consultor de outros serviços, deves ter a curiosidade de aprimorar o teu serviço. O importante é melhorares o que já tens.
5.Autonomia
Eu como empresário, valorizo a minha autonomia porque me permite decidir os meus horários e tenho a a liberdade de decisão. E a autonomia é isto mesmo e para muitos, é uma grande fonte de motivação.
Oferece autonomia à tua equipa. Dá-lhes a liberdade de tomar decisões e de serem responsáveis pelos seus próprios resultados. Quando as pessoas sentem que têm controlo sobre o seu trabalho, tendem a ser mais motivadas e a assumir um maior sentido de responsabilidade.
” O que tu tens de fazer enquanto líder é analisar todos estes pontos para cada um dos elementos da tua equipa e o resultado sobre cada um, vai-te permitir perceber se as pessoas estão ou não alinhadas com a tua equipa.”
Motiva a tua equipa diariamente e sê um líder inspirador e transformador.