ACELERADOR: o modelo de negócio de sucesso.

Alavanca o teu negócio com um propósito claro

O propósito de uma empresa vai além do lucro, alinhando decisões estratégicas e motivando colaboradores. Para defini-lo, é preciso refletir sobre valores, impacto desejado, e conectá-lo às metas do negócio. Inspirar a equipa requer liderar pelo exemplo e incorporar o propósito na cultura empresarial.

Sabes qual é um dos fatores que diferencia as empresas de sucesso? É a clareza do seu propósito. É ou não é verdade que definir um propósito claro, não só orienta as decisões estratégicas, mas também inspira e motiva a equipa a dar o seu melhor todos os dias?

Infelizmente, muitos líderes negligenciam a importância de um propósito bem definido porque acreditam que o foco deve estar apenas em metas financeiras. E é por isso que neste artigo, eu vou explorar como deves definir um propósito claro para a tua empresa e, consequentemente, inspirar a tua equipa a alcançar o sucesso.

Na Raul Gomes Lda, por exemplo, o propósito é criar mais riqueza e impacto para os empresários. Todos os colaboradores trabalham em função desse propósito, sabendo que estão a contribuir para algo maior.

O Que é um Propósito Claro?

O propósito de uma empresa é a razão fundamental pela qual ela existe, para além do objetivo de lucrar. E é importante porque ajuda a alinhar todas as decisões estratégicas da empresa e garante que estão todos a trabalhar para um objetivo comum. Na tua equipa de vendas ou de intermediação de crédito, todos os colaboradores têm de saber que estão a realizar determinada função em detrimento de algo que partilham com a empresa, neste caso a missão ou propósito.

Dou-vos um exemplo muito prático: a missão da minha empresa Raul Gomes Lda é criar mais riqueza e impacto aos empresários (que participam nos meus programas ou que assistem às minhas palestras ou todos os outros brokers que abordam a nossa equipa diariamente em busca de soluções práticas). E todos os meus colaboradores trabalham em função deste propósito, sabendo que estão a fazer algo muito maior do que eles. Para além disso, eu noto que a minha equipa ao entender e acreditar no propósito da empresa, está muito mais motivada e é altamente produtiva.

Como é que defines um propósito claro? Aqui tens os passos.

a) Reflete sobre os valores fundamentais da empresa

O primeiro passo para definir um propósito claro é refletir sobre os valores fundamentais da empresa. Quais são os princípios que guiam a tua empresa? O que é realmente importante para ti e para os teus colaboradores? Os valores são a base de um propósito claro e devem ser autênticos e refletir a cultura da empresa.

b) Identifica o impacto desejado

Pensa no impacto que desejas ter no mercado, na comunidade ou até mesmo no mundo. Como queres que a tua empresa seja lembrada? Um propósito claro deve focar-se no impacto positivo que a empresa deseja criar, tanto para os clientes quanto para a sociedade em geral.

c) Conecta o propósito com as metas de negócio

Embora o propósito vá além do lucro, ele deve estar alinhado com as metas de negócio da empresa. Considera como é que o propósito da tua empresa pode ajudar a impulsionar o crescimento a longo prazo.

d) Incorpora o propósito na cultura da empresa

Um propósito claro deve ser incorporado na cultura da empresa e refletido em todas as suas atividades. Desde o processo de recrutamento até o desenvolvimento de produtos e serviços, o propósito deve guiar as decisões e ações da empresa. Há algo que eu quero sublinhar aqui muito importante: um propósito claro atrai colaboradores que partilham os mesmos valores, o que melhora a atração e retenção de talentos.

3. Como inspirar a tua equipa com um propósito claro?

Já definiste o propósito da tua empresa? O próximo passo é inspirares a tua equipa a adotá-lo e a trabalhar de acordo com ele. Para garantires que o propósito da empresa se torna uma fonte de inspiração para todos os teus colaboradores, LIDERA PELO EXEMPLO.

Gostou do artigo? Partilhe nas redes sociais.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O teu novo futuro começa agora!

Subscreve a nossa newsletter para teres acesso exclusivo a métodos, que te vão  ajudar a ser uma referência enquanto líder.

Você está inscrito! Você já está inscrito em nossa newsletter!

Informações

Política de Privacidade

Livro de reclamações

RGPD